segunda-feira, 13 de julho de 2009

Baleias 2

Baleia Boreal




NOME POPULAR:Baleia-boreal, Baleia-glacial, ou Baleia-sardinheira
NOME CIENTÍFICO:Balaenoptera borealis
TAMANHO:16 metros de comprimento
PESO:20 toneladasSua principal característica é uma excrescência córnea, em geral recoberta por pequenos crustáceos, sobre o maxilar superior. Apresenta partes brancas em sua pele, devida a ação de parasitas. Sua cabeça equivale a um quarto de seu comprimento total. Pode ser encontrada no oceano Atlântico e no oceano Pacífico norte (até Taiwan, no inverno); já no hemisfério sul vive entre 30 e 50 graus de latitude sul em águas temperadas, o que facilitava sua caça, pois é uma rota muito freqüentada pelas embarcações. A matança teve seu ápice durante os séculos XVIII e XIX. É protegida por lei desde 1935, e está atualmente em recuperação, tanto na parte ocidental do Atlântico norte quanto no hemisfério sul. Uma estimativa avalia que hoje existem alguns milhares desses animais. As fêmeas são maiores que os machos, podem chegar até 16m. Os filhotes medem 4,5 m e pesam cerca de 1 tonelada quando nascem. As baleias-boreal tem filhotes no período de 3 a 4 anos, com a gestação que leva cerca de 1 ano e a lactação até 7 meses. Tem uma longevidade próxima de 70 anos.A face dorsal do adulto, assim como as peitorais, são cinzentas escuras e a face ventral é mais clara, com cicatrizes cinzentas ou brancas, provocadas por lampreias e tubarões. Possuem cerca de 32 a 60 pregas ventrais na garganta, que se prolongam até pouco depois das peitorais. Apresentam na maxila superior de 300 a 400 pares de barbas cinzento escuras. A sua alimentação é constituída, à base de pequenos crustáceos planctónicos, embora também se alimentem de pequenos peixes como os arenques e as sardinhas. Esta espécie emite sons metálicos, com freqüências em torno de 3 kHz.São encontradas na maioria das vezes indivíduos sozinhos, no máximo em pares. Pode deslocar-se a 30 nós, com um rumo regular, sobem a superfície para respirar, o que ocorre em 30 segundos, para depois mergulharem e permanecerem de 2 a 3 minutos


Baleia Minke






BALEIA-MINKE


NOME POPULAR:Baleia-minke, Baleia-anã
NOME CIENTÍFICO:Baleanoptera acutorostrata
TAMANHO:8 a 10 metros de comprimento
PESO:8 a 13 toneladasUma das menores espécies de baleias do mundo. Costumam viver em pequenos grupos e as vezes são vistas sozinhas. Sendo vistas em grupos somente no período de alimentação. São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas. Ocasionalmente, pode penetrar em baías e estuários em águas de pouca profundidade. No verão, alimenta-se próximo dos pólos, no inverno migra para regiões mais quentes para se reproduzir e criar seus filhotes. Em algumas regiões, são conhecidas populações residentes durante todo o ano, que realizam apenas pequenos deslocamentos. No Brasil, são vistas em toda costa. Suas principais características, corpo afilado, esguio e hidrodinâmico. É a menor baleia existente dentro da ordem dos Misticetos. Sua coloração é preta ou cinza-escura no dorso, na região da barriga a coloração é branca. Em alguns indivíduos podem ocorrer manchas brancas em ambas as nadadeiras peitorais que são pequenas e pontudas. Alguns adultos apresentam marcas claras no corpo, acima das nadadeiras peitorais, em forma de parêntesis, como pode ser visto na ilustração. A nadadeira dorsal é alta e falcada e localiza-se atrás do meio do dorso. Apresenta de 50 a 70 pregas ventrais, que não chegam a se estender atrás do umbigo. A cabeça é estreita e pontiaguda, com apenas uma quilha central. Possui de 105 a 415 pares de barbatanas que medem cerca de 30cm e são de coloração branco-amarelada, cinza-escura ou preta. O borrifo é indefinido ou pouco definido em forma de coluna e atinge cerca de 2m de altura. Existem dois tipos de baleias-minke no Hemisfério Sul que diferem de acordo com a cor padrão, caracteres morfométricos e coloração das barbatanas: a forma anã de menor tamanho, com mancha branca e a forma usual de maior tamanho e sem a mancha branca.Sua maturidade sexual é atingida entre 7 e 8 anos. Sua gestação dura aproximadamente 10 meses. Com a amamentação durando de 4 a 6 meses. O filhote ao nascer pode pesar até 300Kg e medir 3m. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos. Alimentam-se de krill, pequenos peixes que forma cardumes e lulas. Geralmente são encontradas sozinhas, em duplas ou em pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente, quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho. Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Aproxima-se de embarcações. As vocalizações incluem pulsos de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.Apesar da moratória da caça de baleias ter sido decretada em 1986, proibindo a caça comercial de baleias no mundo. Atualmente a caça é realizada pelo Japão, Islândia e Noruega. Se não forem atrapalhadas pela caça podem viver pelo menos, 47 anos.




Falsa Orca




NOME POPULAR:Baleia-falsa-orca
NOME CIENTÍFICO:Pseudorca crassidens
TAMANHO:5 metros de comprimento
PESO:2.2 toneladasA
Falsa-orca possui um corpo longo e delgado. A cabeça é pequena e de forma oval. A boca é longa e curva, formando um sorriso permanente. Sua coloração é quase toda preta, interrompida apenas por uma mancha cinza-clara em forma de âncora, no ventre (entre as nadadeiras peitorais), e por outras manchas claras que podem existir nos lados da cabeça. Apresenta de 16 a 22 pares de grandes e grossos dentes. Os machos costumam ser maiores que as fêmeas.Sua gestação dura aproximadamente 15 meses, nasce apenas uma cria medindo entre 1,5 e 1,8 metros. A fase de amamentação pode chegar a 18 meses e podem viver até 22 anos.Como a orca verdadeira alimenta-se, predando animais de sangue quente, inclusive outros cetáceos, mas, em geral, alimenta-se de lulas e peixes grandes, como o atum. Podem ser encontradas em todos os oceanos, sobretudo em águas temperadas e tropicais de zonas oceânicas, embora, em águas frias, possa ser encontrada próximo à costa. No Brasil ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraíba. São constantemente ameaçadas pela competição com pescadores. No Japão, Taiwan, China e ilhas do Caribe é capturada e utilizada para consumo humano. Nos Estados Unidos exemplares desta espécie são mantidos em cativeiro para shows acrobáticos.Em geral, forma grupos de 10 a 50 indivíduos de ambos os sexos e todas as classes de idade, porém já foram vistos grupos de centenas de animais juntos. Costuma encalhar em grupos de até centenas de animais, existindo fortes laços sociais entre os indivíduos dessa espécie. No Brasil, existe um registro de encalhe em massa, de 14 falsas-orcas (8 machos e seis fêmeas), no Rio Grande do Sul em junho de 1995. No entanto, o encalhe em massa mais numeroso para a espécie ocorreu em Mar Del Plata, Argentina, em 1946, onde 835 animais vieram a dar nas praias.




Baleia de Bryde


BALEIA DE BRYDE
NOME POPULAR:Baleia-de-Bryde
NOME CIENTÍFICO:Balaenoptera edeni
TAMANHO:13 a 15 metros de comprimento
PESO:16 a 18 toneladasDa família das Balaenopteridae, tem sua distribuição em águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. É a única baleia que não realiza grandes migrações, podendo permanecer na mesma área durante todo o ano realizando grandes deslocamentos no sentido costa-mar e vice versa. Na costa brasileira, podem ser vistas no Rio Grande do Sul até o nordeste. Em outras partes do mundo são vistas em regiões próximas ao Japão, Peru, Venezuela, África do Sul e no Golfo da Califórnia.Os machos são menores que as fêmeas, em média 2 metros a menos. Costumam viver em grupos de 10 a 20 indivíduos. Porém, na maioria das vezes são vistas apenas em dupla.Seu corpo é longo e esguio, sua cabeça larga e plana, com uma quilha central proeminente e duas quilhas laterais, característica que as diferenciam das baleias-sei (Balaenoptera borealis) devido a sua semelhança. A nadadeira dorsal é alta e falcada e localiza-se atrás da metade do dorso. Sua coloração é cinza-prateada no dorso e esbranquiçada na parte ventral. Podem existir manchas claras nos lados do corpo ou entre a cabeça e a nadadeira dorsal. É comum a presença de marcas e cicatrizes ao longo do corpo. As nadadeiras peitorais são relativamente pequenas, estreitas e pontudas. Apresenta de 40 a 50 pregas ventrais que se estendem até o umbigo. Possuem de 250 a 370 pares de barbatanas, de cor escura e com comprimento médio de 45 cm. O borrifo é em forma de coluna e pode atingir até 4m de altura. As vocalizações são de baixa freqüência, principalmente pulsos.Sua gestação dura aproximadamente um ano. As fêmeas dão à luz a um único filhote que ao nascer medem cerca de 3 m e pesam 550 Kg. A amamentação dura 6 meses e o intervalo médio entre as crias é de 2 anos. Chega a viver 72 anos.Alimenta-se basicamente de peixes que formam cardumes e pequenos crustáceos.A Baleia-de-Bryde foi extensivamente caçada em todo o mundo. No Brasil, capturas para fins comerciais ocorreram na região de Cabo Frio, Rio de Janeiro, e costa nordeste. Este tipo de caça continuou até 1986, quando a Comissão Internacional da Baleia (CIB) decretou a moratória a caça comercial dessa baleia. Atualmente, capturas acidentais em redes de pesca e a degradação do habitat, constituem as principais ameaças. Um relato da degradação de seu habitat ocorreu em janeiro de 1983, quando um macho foi encontrado na Baía da Guanabara, Rio de Janeiro. Seus pulmões e estômago, estavam cheios de óleo.
Baleia Fin






BALEIA-FIN
NOME POPULAR:Baleia-fin, Rorqual ou Rorqual-de-aleta
NOME CIENTÍFICO: Balaenoptera physalus
TAMANHO: 20 a 26 metros de comprimento
PESO: 45 a 75 toneladasCaracterizadas pelas cores de seu corpo, que vai do cinza-escuro ao preto. Vivem em grupos de 6 a 10 animais, na maioria das vezes em oceanos abertos. Porém, com sorte podem ser vistas próximas à costa. É freqüente serem vistas em águas temperadas, árticas e antárticas do que nas tropicais. Seu peso varia de 45 a 75 toneladas, porém no Hemisfério Sul são ainda maiores, podendo chegar até 100 toneladas. As fêmeas são em média maiores que os machos. Apesar do tamanho, esta baleia lança-se completamente para fora da água. Esse comportamento parece estar relacionado com comunicação, que é também feita por emissão de sons de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos. Esses sons podem ser ouvidos até a 25 km. Desloca-se até 32 km/h. Alimenta-se de krill, copépodes, outros invertebrados, arenques, pequenos peixes e lulas.

Baleia Branca


BALEIA-BRANCA
NOME POPULAR:Baleia-branca
NOME CIENTÍFICO:Balaena mysticetus
TAMANHO:20 metros de comprimento
PESO:70 toneladas
Outra espécie semelhante, e igualmente rara, é a baleia-branca. Caracterizada por sua cabeça que corresponde um terço do corpo. Está praticamente limitada ao oceano glacial Ártico. Recentemente foi localizada no mar do Japão. Também é protegida desde 1.935 por leis internacionais; algumas raras capturas são permitidas anualmente aos esquimós. Parece que está recuperando-se no setor do Pacífico e até provavelmente na região Atlântica. A Comissão Baleeira, órgão com poderes de fixar a cada ano as cotas de captura para cada espécie de baleia, criou, em 1.972, um projeto de controle internacional para garantir que frotas baleeiras e as estações de captura, com base em terra, respeitam estritamente a proibição de caçar baleias-boreais ou baleia-brancas. Porém, como ene outros casos as leis não são respeitadas.
Baleia Azul









A baleia azul vive em grupo de dois a três indivíduos, pode nadar até trinta km/ h. Esta baleia circula por todos os Oceanos. O macho pode medir até 25 metros, enquanto as fêmeas podem ir até 27 metros de comprimento. Os filhotes nascem com cerca de 7 metros e 2500kg de peso. As fileiras de cerdas da boca são totalmente pretas. Alimenta-se basicamente de krill, podendo consumir diariamente aproximadamente 4 toneladas. Sua distribuição original abrange todos os oceanos do planeta. Efectuam migrações sazonais do Equador, onde se acasalam e dão à luz os baleotes no Outono/Inverno, para as regiões circumpolares, onde se alimentam no verão. Atingem a maturidade sexual quando ultrapassam os 20m de comprimento. Não se conhece o processo de acasalamento. A gestação dura cerca de 1 ano e o baleote ingere quase 600 litros de leite por dia, podendo dobrar seu peso em 1

Baleia Sei



BALEIA-SEI
NOME POPULAR:Baleia-sei, Espadarte, Baleia-sardinha, Baleia-carvoeira, Baleia-polonesa ou Baleia-cachalote-de-cabeça-pequena
NOME CIENTÍFICO:Balaenoptera borealis
TAMANHO:15 a 20 metros de comprimento
PESO:17 toneladasAlimenta-se em águas próximas de superfície, por isto não costuma mergulhar fundo para obter seu alimento a base de crustáceos, peixes, lulas e krill. Vivem em grupos de três a cinco animais, sendo os machos os maiores. Evitam regiões polares, porém são comuns em todos os oceanos do mundo, no Brasil, pode ser encontrada em toda a costa. É o mais rápido dos balaenopterídeos. A cabeça possui apenas uma quilha central, nadadeira dorsal proeminente, facilmente visível, possui coloração cinza-escuro ou preta, com manchas ovais pelo corpo.


Baleia de Arnoux





NOME POPULAR:Baleia-de-Arnoux
NOME CIENTÍFICO:Berardius amuxxi
TAMANHO:11 metros de comprimento
PESO:8 toneladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário